Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bertolonia formosa Brade CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-10-2011

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Bertolonia formosa Brade possui distribuição restrita e está sujeita a declínio constante da qualidade de habitat. A espécie possui uma extensão de ocorrência extremamente pequena (EOO=10,47 km²). Sua população encontra-se severamente fragmentada, devido a transformação da paisagem no entorno das três subpopulações existentes. Além disso a construção de estradas e a expansão de áreas urbanas e agrícolas representam uma barreira para a manutenção de fluxo gênico entre os remanescentes. Assim, a espécie foi considerada "Criticamente em Perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bertolonia formosa Brade;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Ocorre no mesmo local que B. foveolata, diferindo desta, principalmente, pelo caule e pecíolo esparsamente hirsuto em direção ao ápice, lâmina foliar com superfície plana e, às vezes, também pilosa, flores maiores, hipanto largo campanulato, densamente viloso e lacínios do cálice com margem curto-laciniada, costados no dorso (Baumgratz, 1990)

Distribuição

Essa espécie ocorre no Espírito Santo (Baumgratz, 2010), entre 600 e 900m de altitude (Baumgratz, 1990).

Ecologia

Erva de 10 a 40 cm de altura. Semi-epífita e epífita (Baumgratz 1990), que ocorre em Mata Atlântica (Baumgratz, 2010) em matas primárias (Baumgratz, 1990), entre 600 e 900 m/s.m., em locais muito úmidos, barrancos ou beira de córregos, crescendo diretamente sobre solo humoso, com argila e calcário, sobre troncos de árvores em decomposição, apoiadas em troncos de árvores (condição de semi-epífitas) ou fixadas diretamente em estipe de pteridófitas arborescentes (condição de epífitas) (Baumgratz, 1990).Ocorre em formações vegetacionais próximas a áreas perturbadas e centros urbanos em expansão e em locais alterados para instalação de rede elétrica (J.F.A. Baumgratz, com pes.)Floresce em janeiro e fevereiro e frutifica em maio e setembro (Baumgratz, 1990).

Ameaças

6 Pollution (affecting habitat and/or species)
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​O município de Cachoeiro do Itapemirim sofre com a carência de saneamento básico, uma ameaça que acarreta a degradação de habitat do local (Behring et al., 2002).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Criticamente em perigo (CR). Lista vermelha da flora do Espírito Santo(Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- BAUMGRATZ, J. F. A. O Gênero Bertolonia Raddi (Melastomataceae): Revisão Taxonômica e Considerações Anatômicas. Arquivos do Jardim Botânico do Rio Janeiro, v. 30, p. 69-213, 1990.

- BAUMGRATZ, J. F. A. Bertolonia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009413>. Acesso em: 3/5/2012.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

Como citar

CNCFlora. Bertolonia formosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bertolonia formosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/10/2011 - 10:49:35